Análise de redes sociais

Nome da disciplina: Análise de Redes Sociais

Carga horária: 30h

Ementa: Origem e desenvolvimento da Análise de Redes Sociais.  Principais questões levantadas pelo debate teórico sobre o tema.  Introdução aos métodos e técnicas da análise de redes sociais. Sociogramas e matrizes de dados; definição da unidade de análise; métodos de coleta de dados; principais medidas; utilização de programas (software) de análise e de visualização de redes; e visualização. Realização de exercício prático.

Objetivos: O objetivo global é oferecer uma introdução à Análise de Redes Sociais, incorporando as discussões teóricas em torno do tema (método, modelo, teoria) e o uso dos métodos e técnicas de redes sociais, buscando avaliar os alcances e limites deste enfoque.

Bibliografia básica:

  1. Barabási, Albert-Láskló, Network Science.  Cambridge University Press, 2015.
  2. SCOTT, John. Social Network Analysis. A handbook. 2a ed. (modificada). London: Sage Publications, 2005, pp. 7-37 (Cap. 2 The development of Social Network Analysis). (Existe tradução disponível realizada por Nathalia Henrich).
  3. DEGENNE, A.; FORSE, M. Introduction: The paradigm of structural analysis. In: Introducing Social Networks. ISM Introducing Statistical Methods. UK: Sage Publications, 1999. p. 1–12.
  4. KADUSHIN, C. Chapter 2. Some Basic Network Concepts and Propositions. In: Understanding Social Networks: Theories, concepts, and findings. USA: Oxford University Press, 2012. p. 1–63.