Nome da disciplina: Didática no ensino superior
Carga horária: 15h
Ementa: A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.
Objetivos: Refletir sobre a docência no ensino superior, na perspectiva dos conhecimentos didático-pedagógicos.
Bibliografia básica:
- ALTHAUS, M. T. M. ; ZANON, D. P. Didática. Ponta Grossa: Ed. UEPG/NUTEAD, 2010, 151 p.
- __________________________. Didática II. Ponta Grossa: Ed. UEPG/NUTEAD, 2010, 115 p.
- ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006.
- BEHRENS, M. A. Docência Universitária na sociedade do conhecimento. Coleção educação, teoria e prática, Vol. 3. Curitiba: Champagnat, 2003.
- _______. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.
- MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a.
- ______________ (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p.
- MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
- MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.
- PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.