Luta: conheça a história de Leandro Paggiaro contra o câncer de mama
- By : Redação
- Category : Geral
- Tags: câncer, câncer de mama, superação
Tratamento teve início em outubro, daqui para frente ainda serão 47 sessões de quimioterapia; Leandro diz que se considera curado e abençoado por Deus.
Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa para 2016 é que 57.960 novos casos de câncer de mama surjam em todo o Brasil, mas sabia que 1% desses casos são em homens?
Dentro desta estimativa está o autônomo Leandro Paggiaro, morador de Palmas, que descobriu os indícios da doença em outubro de 2015, mas o diagnóstico de câncer de mama só foi confirmado em maio deste ano com exames de pulsão no nódulo do peito.
“A descoberta foi muito sem querer, porque emagreci 27 quilos em um tratamento com endocrinologista e percebi que tinha um carocinho no peito, mas era muito pequeno e a própria médica também achou que seria apenas bolinhas de gordura, comuns em obesos. Fiz um exame de ultrassom no ano passado para desencargo de consciência, mas não achava que seria algo sério”, relata o autônomo.
Leandro conta que após o exame de imagem, continuou o tratamento normalmente, porém, teve que refazer o exame para tirar a prova se era realmente apenas um nódulo de gordura, e foi quando percebeu que o caroço tinha crescido. A partir daí seu tratamento para emagrecer foi deixado de lado e às pressas procurou um mastologista.
Paggiaro foi diagnosticado com Carcinoma Ductal Invasivo Grau II com HER2 positivo grau 4, um tipo de câncer de mama comum, que por sorte foi descoberto logo no início. Já foram feitas duas sessões de quimioterapia que serão divididas em três etapas, ao todo são 49 sessões, a próxima será no dia 21 de novembro.
“Em cada etapa é ministrada um conjunto de medicamentos diferentes, e a segunda e terceira etapas ocorrerão juntas. Os medicamentos são aplicados conforme os prazos em dias, ou seja, acabando a primeira etapa, passarei a fazer uma sessão com muitos medicamentos e duas sessões apenas com os medicamentos semanais, sucessivamente até acabar”, explica.
Como Leandro realizou apenas duas sessões os efeitos colaterais são bem variados. “Nas duas sessões que fiz até agora, senti muita náusea, dor muscular, muitos calafrios, sensação de vazio no estômago, constipação, gosto ruim na boca e sede excessiva. Na primeira sessão tive vômito, diarreia, muita dor nos membros e insônia, mas isso aconteceu apenas na primeira”, conta.
Devido ao tratamento, seu sistema imunológico pode ser afetado, pois todas as células do seu corpo que estão em fase de multiplicação foram afetadas de alguma forma. Leandro deve evitar exposição direta ao sol, pessoas com qualquer tipo de doença infecciosa, alimentos que possam machucar seus órgãos, como alcoólicos, gases, ácidos, quentes. Também deve evitar produtos que possam ter alguma bactéria e sujeiras que possam causar infecção.
A vida de Leandro mudou devido ao tratamento, sua vida profissional parou, pois seu corpo precisa estar sempre em cuidado para não piorar o quadro clínico. Sua rotina agora se baseia em estudar, manter a cabeça em ordem, aproveitar o tempo para reciclar informações e fazer exercícios físicos conforme ele consegue. “Antes de começar o tratamento, eu estava focado na parte profissional e em emagrecer e agora vejo que meu foco é mais em aproveitar o tempo para estudar, ” diz. Neste segundo semestre Leandro deu início ao curso de Direito.
Leandro diz que se considera curado e abençoado por Deus por ter descoberto este câncer ainda no início, e que Ele já fez sua parte, que foi lhe curar, e que agora ele tem que fazer a sua parte que é continuar o tratamento. Ele ainda conta que este câncer tem um lado positivo em sua vida, pois proporcionou uma revisão de seus conceitos como pessoa e que entendesse o que estava certo e errado em sua vida.
“Acredito que Deus me deu uma oportunidade ímpar de parar para olhar o que já fiz até agora e decidir como quero continuar daqui para a frente”, declara Leandro.
Por Brener Nunes
Nenhum comentário