Corrida contra o Câncer de Mama em Palmas
O evento é promovido pelo Circuito Virgílio Coelho e mobiliza os atletas amadores e profissionais
Mais de duzentos inscritos estiveram presentes na Avenida Teotônio Segurado, onde aconteceu a Corrida contra o Câncer. Mesmo com a primeira chuva da temporada, atletas amadores e profissionais compareceram em busca da oitava medalha do circuito, que é dada a todos os atletas independente da colocação.
Marcos Sousa é eletricista, mas participa de todas as etapas do circuito, e afirma ser importante a participação nas corridas de rua. “É essencial para a saúde a prática esportiva, e acho importante a valorização do esporte por parte da Prefeitura, ainda mais nessa etapa que conscientiza sobre um mal que mata muitos, o câncer”, disse o atleta, ainda alongando para a largada da corrida.
Corridas
O número de adeptos das corridas de rua subiu desde 2014 em Palmas, já que existe o incentivo de diversas corridas através do Circuito Virgílio Coelho por parte da Prefeitura de Palmas. Segundo Amanda Teixeira, estudante de Medicina e presidente da Liga de Oncologia, o aumento do número de praticantes de esporte é um fator positivo na prevenção contra o câncer. “Esse tipo de evento estimula as pessoas a quererem se exercitar, para conseguir competir nas corridas posteriormente, e isso influi bastante na qualidade de vida das pessoas”, afirmou. A Liga de Oncologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) esteve presente na corrida para orientar os corredores e também distribuir frutas após a corrida.
Prevenção
No Tocantins, as estimativas apontam 27 casos de Câncer de Mama a cada 100 mil mulheres e 56 casos de câncer de próstata a cada 100 mil homens, por isso é preciso investir na prevenção antes que seja tarde demais. A Liga Feminina, apesar do nome, dá suporte à pacientes de câncer independente do gênero, e neste ano foram destinadas 5% das arrecadações da corrida para a Liga. Segundo Ivonethe Almeida, representante da Liga Feminina, o apoio financeiro dos empresários é imprescindível, assim como o apoio emocional da população para com os pacientes com câncer. “A Liga Feminina tem um trabalho muito bonito, temos 420 pessoas cadastradas, os apoiamos com cestas básicas, medicamentos, kits de higiene pessoal, mas elas também precisam do nosso abraço.” Finaliza Ivonethe.
Circuito Virgílio Coelho
O Circuito Virgílio Coelho foi criado em 2014 após a morte prematura do atleta palmense homônimo, que também era fundador da Associação Palmense de Corredores de Rua.
O Circuito inicialmente contava com oito corridas de rua, e hoje são catorze etapas durante todo o ano, sendo composto de corridas diurnas e noturnas para adultos e crianças, como as corridas Run Or Dye e a Corrida e Corridinha de Palmas. As próximas etapas neste ano acontecem nos dias 20/11 (Desafio dos Fortes) e 11/12 (Taquaruçu Eco Run). As inscrições podem ser feitas na Central da Corrida.
Confira também
Inca estima que Tocantins deve ter 180 novos casos câncer de mama este ano
Outubro Rosa: oncologista fala sobre prevenção do câncer de mama: Informação é a melhor medida no combate à doença, segundo especialista.
Por Elis Maysa Ferreira
Nenhum comentário