Capivaras ameaçam saúde de frequentadores em parque da capital

Comunidade

 

Os animais como a capivara trazem sérios riscos à saúde, isso porque elas são um hospedeiras do carrapato conhecido vulgarmente como estrela.

 

O Parque Cesamar está localizado em uma área verde bem no centro de Palmas. Animais e plantas que fazem parte da nossa fauna e flora compõe todo o bioma do local frequentado por palmenses e turistas. Apesar de ser um lugar onde as pessoas vão a procura de lazer, prática de exercícios físicos, todos devem ficar atentos, pois há um perigo iminente dentro o parque.

Os biólogos Ênio Grazini e Rômulo Rodrigues explicaram sobre o risco que esses animais podem trazer à população frequentadora do ambiente e disseram que medidas como a transferência desses animais para outros locais podem evitar muitos desgastes. “As capivaras são hospedeiros naturais do carrapato estrela, que por sua vez, é contaminado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Essa bactéria transmite a febre maculosa! Essa doença causa febre, dor muscular, cefaléia e, na maioria dos casos, manchas na pele a partir do terceiro dia, podendo haver necrose das extremidades e, nos casos mais graves, levar a morte”, informou o biólogo Ênio Grazini.

 Já o biólogo Rômulo Rodrigues explica que apesar de ter uma aparência bem tranquila e ser bastante sociável as capivaras são consideradas por muitos produtores rurais uma praga. “As capivaras são mamíferos roedores que podem chegar a ter 91kg e medir até 1,2m de comprimento e 60cm de altura. Vivendo em grupos entre 10 a 100 indivíduos dependendo da época do ano e da disponibilidade de alimento e da região em que vivem. Para os produtores as  capivaras são considerada uma praga por se alimentarem das lavouras  próximo aos rios e lagos pois as mesma saem para as plantações para se alimentar o que trás um prejuízo econômico”, explica.

Em relação ao que pode ser feito para solucionar o problema desses animais que estão invadindo o espaço frequentado por humanos, os biólogos são taxativos. “A zoonose que esses animais carregam pode matar. O caso mais recente que tivemos no Brasil, foi aquele caso de Belo Horizonte, onde uma criança foi picada pelo carrapato encontrado na capivara e veio a óbito logo depois.

Animais nadam a tarde no lago do parque. (Foto: Lucas Eurilio)
Animais nadam a tarde no lago do parque. (Foto: Lucas Eurilio)

Entenda.

A capivara, assim como o cavalo, é um dos hospedeiros primários do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), o qual transmite a bactéria intracelular Rickettsia rickettsii, agente causador da “Febre Maculosa”. Os especialistas afirmaram ainda que as capivaras são hospedeiras e ao serem infectadas por carrapatos vetores, apresentam  bacteremia por até três semanas, podendo evoluir ao óbito ou à cura. Durante a bacteremia, as capivaras podem disseminar o agente para outros carrapatos que as estiverem parasitando, causando a amplificação da bactéria no ambiente. Que por outro lado, esses carrapatos podem se alimentar de qualquer animal de sangue quente hospedeiro acidental, inclusive o homem, transmitindo assim o agente infeccioso e causando a doença podendo levar à morte.

Procurada pelo Jornal Bateia, a Prefeitura de Palmas informou que o controle populacional desses animais está sendo feito por especialistas no Centro de Controle de Zoonoses, a nota informou ainda que um estudo está sendo realizado para encontrar um lugar mais apropriado, um local seguro para que esse animais sejam transferidos e não prejudiquem eles próprios e a população. A nota diz ainda que qualquer um pode acionar o CCZ se verificar a presença de carrapatos no Parque Cesamar.

Por: Lucas Eurílio
Foto Destaque: Lucas Eurilio

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunidade
Boas notícias sobre a emissão e renovação da carteirinha estudantil

A celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta reduz e regula taxa As mudanças para os usuários do sistema de transporte público de Palmas chegaram no bolso, mas desta vez foram a favor do estudante. Com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público Estadual (MPE), com …

Geral
Fórum luta contra impactos dos agrotóxicos

Alice sai em defesa do irmão Gael de 7 meses contra resíduos de agrotóxicos no leite materno / Crédito: Vilmara Bianchi Tocantins sedia debate pela saúde humana pautado por estudos que incluem leite materno entre alimentos contaminados pelo excesso de defensivos agrícolas Mãe do pequeno Gael, de 7 meses, Hellen Barbosa …

Geral
Coleta Seletiva ainda é a melhor solução para o destino do lixo

As questões ambientais merecem atenção quando o assunto é o desenvolvimento de uma cidade. É indispensável que os gestores de municípios pensem nos impactos que todos os avanços modernos podem causar no meio ambiente. Um dos maiores problemas urbanos hoje é o destino do lixo da população, que pode ser …