Sobre

O Bateia é o jornal laboratório da disciplina de Edição em Jornalismo, desenvolvido por alunos do quinto período do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins, sob a supervisão dos professores Marluce Zacariotti e Fred Salomé. A produção impressa, online e de redes sociais é realizada pela turma, que participa ativamente de todo o processo.

Mas por que esse nome? Bateia é um utensílio usado no garimpo, que serve para separar as pedras preciosas das demais. O Tocantins foi um estado importante no ciclo do ouro. Pensando nisso elegemos esse nome, guardando sua referência regional e, ao mesmo tempo, brincando com seu sentido metafórico. Para nós, os fatos são como uma pepita de ouro que o jornal, como bateia, garimpa e transforma em joia.

São sete editorias e um enfoque especial na editoria Comunidade, que é voltada para a região das Arnos. Optamos por diferenciar nosso produto a partir da pluralidade de vozes, dando voz a quem não tem. Daí a escolha da região, que é mais carente, tem muitos problemas a resolver e também muito a se conhecer.

Os “bateieiros” (alunos-repórteres-editores) de cada semestre vão garimpar assuntos atuais, de verdadeiro interesse público, de forma ética e independente.  Para o Bateia, o jornalismo é acima de tudo o compromisso com a cidadania, representada no direito de informar, ser informado e de participar. Por isso, sejam bem-vindos ao nosso garimpo de ideias, curiosidades, ousadia, criticidade e paixão.