O Concurso A Água que Queremos (TWWW - The Water We Want ) tem como objetivo explorar os nossos multifacetados legados da água - naturais e culturais, tangíveis e intangíveis - na perspectiva dos jovens para construir um futuro mais sustentável.
Com este concurso, que decorre de novembro de 2023 a maio de 2024, a Rede Global de Água Museus (WAMU-NET) deseja fortalecer a educação para a sustentabilidade da água e a esforços de sensibilização, envolvendo os jovens como contadores de histórias e narradores do nosso futuro “líquido”.
Como podemos inspirar novas percepções sobre a água e novas maneiras de respeitar mais a natureza? Que gestos revolucionários, mas de pequena escala, e soluções factíveis baseadas na natureza podem contribuir para a reavaliação do património hídrico e melhorar a sustentabilidade de todos os usos da água?
Este concurso visa capacitar a excelência, fortalecer a visibilidade das atividades educativas implementados por museus da água e promovê-los em todo o mundo.
Alunos da escola e jovens os participantes são incentivados a desenvolver ideias inovadoras e envolventes ao propor usos responsáveis e clarividentes da água.
Qualquer escola ou professor interessado em participar deverá:
Somente serão admitidas ao concurso inscrições dentro das seguintes categorias:
1. Desenhos (composições individuais ou de classe)
Aberta para idades de 6 a 9, 10 a 12 e 13 a 18 anos;
2. Vídeos e outras mídias
Composições individuais ou de classe; esta categoria inclui vídeos, fotos, pôsteres de página única, poemas, paisagens sonoras e músicas, incluindo a reinterpretação da música tradicional relacionada com a água.
Aberta para idades de 10 a 12, 13 a 18 e 19 a 25 anos.
Os concorrentes deverão escolher apenas um tipo de arte das categorias listadas acima.
Os participantes são incentivados a enviar trabalhos na maior resolução possível.
Até 26 de abril de 2024, todas as inscrições e trabalhos deverão ser enviadas por e-mail para Museu das Águas Brasileiras (museudaagua@uft.edu.br), incluindo:
B. Uma inscrição (apenas um tipo de trabalho entre as inscrições listadas acima).
O Formulário de Inscrição também inclui os Termos e Condições para participar do concurso.
Cada inscrição deve ser enviada com um título conciso e uma breve descrição (máximo 200 palavras).
É obrigatória a inclusão de legendas em inglês em todos os trabalhos submetidos (incluindo escritos e diálogos). Trabalhos sem tradução para o inglês não serão considerados.
Apenas um trabalho poderá ser submetido por uma única sala de aula ou aluno individual.
Todos os trabalhos selecionados pelos membros participantes da WAMU-NET têm direito a receber prêmios e menções especiais. Serão seis premiações (uma por faixa etária e categoria).
As seis melhores obras receberão um prémio monetário de 250€ e um Certificado de Prémio assinado pelo Presidente e pelo Diretor Executivo da Rede Global de Museus da Água.
Os vencedores finais serão anunciados em junho durante o webinar dedicado organizado com o representantes da UNESCO-IHP, educadores e museus de todo o mundo.
A Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) é uma “iniciativa emblemática” do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco que visa aumentar a consciência do nosso precioso patrimônio hídrico.
A Rede Global busca encontrar soluções para os problemas atuais da água desafios, conectando práticas de gestão de água passadas e presentes a práticas sustentáveis Objetivos de Desenvolvimento (ODS). A WAMU-NET promove os valores fundamentais de qualquer tipo de património hídrico herdado, tanto natural como cultural, tangível e intangível.
Todos os membros da WAMU-NET estão empenhados em promover uma nova ética hídrica, reconectando a humanidade ao patrimônio da água, incluindo as suas dimensões sociais, culturais, artísticas e espirituais.
Todos os membros comprometem-se a divulgar o concurso TWWW como parte integrante de suas atividades educativas por meio de boletins informativos e todo tipo de comunicação, a fim de fomentar participação e aumentar a conscientização sobre nossos legados hídricos herdados e nossos recursos mais preciosos fonte da vida.