Atividades Acadêmicas do

Sobre o Evento

Palestra - Aula Magna - Especialização em Análise de Dados

Atividades Acadêmicas do Câmpus de Palmas - 2021/1

A Aula Magna da Especialização em Análise de Dados, realizada pela Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas em parceria com a Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, contará com uma importante palestra de abertura, intitulada Mineração de Dados Educacionais: Um caminho para a Educação 4.0, ministrada pelo Me. Gustavo Alexandre Sousa Santos.

Resumo da Palestra: A educação é um dos alicerces para o desenvolvimento econômico e social de um país. Garantir que os investimentos em educação sejam feitos de forma racional é um grande desafio para toda a sociedade, sobretudo, se somarmos isso aos impactos decorrentes dessa pandemia que ainda nos assola. Com o intuito de promover um direcionamento nos moldes em que a sociedade atual se apresenta, cada vez mais empoderada de dados e tecnologia, torna-se necessário redirecionar a educação neste contexto, principalmente, sob a perspectiva de análise da aprendizagem e da gestão acadêmica.

Currículo do Palestrante: Mestrado em Ciência da Computação com ênfase em Ciência de Dados no CEFET/RJ (conclusão em 2020), Especialização em Banco de Dados e Inteligência de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Trabalha no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) com Ciência de Dados & Analytics no Núcleo de Dados da Diretoria de Tecnologia da Informação. É também professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF (PPGAd) e da Pós-Graduação em Big Data e Inteligência de Marketing (ESPM/RJ). Possui expertise em Engenharia de Software, Administração de Banco de Dados e Ciência de Dados (Machine Learning & Data Mining). Técnicas e ferramentas que auxiliem projetos de Apoio à Tomada de Decisão, sob à perspectiva de Gestão e Governança de Dados, fazem parte do seu interesse.

• 09/04/2021 de 18:00 às 21:00
  • Canal do Youtube da UFT - /UFToficial