Atividades Acadêmicas do
Câmpus de Palmas 2020/2

De 01/08 de 2020 a 31/01 de 2021 - Câmpus de Palmas da UFT, Palmas - Tocantins

Sobre o Evento

Painel - I Ciclo Online de Estudos e Debates sobre Educação Básica e Superior da Rede Rides

Atividades Acadêmicas do Câmpus de Palmas - 2020/2

Estamos em meio a uma crise sanitária em função da Pandemia do COVID-19, iniciada em março de 2020, que nos colocou em quarentena e isolamento social. Uma das áreas sociais mais afetadas tem sido a educação formal, básica e superior, devido seu modelo de aprendizado social e coletivo, seja nos centros de educação infantil, nas escolas ou nas universidades.

No governo do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em função de seus princípios ideológicos não democráticos, vem ocorrendo um "desmonte" das agendas democráticas, e das ações, projetos e programas governamentais da educação infantil à internacionalização da educação brasileira. Muitos decretos, medidas provisórias, projeto de leis, foram editados; e consequentemente, implementaram várias mudanças na área da educação básica e superior.

Em função do isolamento social, para evitar aglomerações e contágio da COVID-19, as aulas estão suspensas, eventos acadêmico-científicos foram cancelados, adiados, reuniões colegiadas passaram a ser onlines. Apesar das inúmeras atividades educacionais como lives, reuniões virtuais, ensino remoto, webinar, cursos online, muitas questões não foram amplamente discutidas, refletidas, debatidas nos nossos eventos, em função do formato digital que limita tempos e espaços de conversas.

A partir desse pressuposto, a Rede Rides (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior), promove esse I Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação Básica e Superior.

A Rides é constituída por pesquisadores que investigam o tema Formação/Desenvolvimento Profissional Docente para a Educação Básica e Superior nos programas de pós-graduação das três regiões, ou outras, nacionais e internacionais.

Essa Rede de Pesquisa promove os eventos: Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Enforsup) e o Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Interfor), que estão nas suas VIII e III edições respectivamente.

Em 2017, a rede Rides, realizou na UFT em Palmas - TO, o Enforsup e o Interfor: https://ww2.uft.edu.br/index.php/ii-interfor/apresentacao

Para mais informações: http://rides.net.br/index.php/en/

• 20/08/2020 de 16:00 às 21:00