Atléticas promovem integração
- By : Redação
- Category : Esporte, Universidade
- Tags: Atlética
“Organizações atuam como empresas, promovem festas e incentivam o esporte e a integração na academia”
Por Ana Luiza Dias
Provas, dormir pouco, trabalhos, muito café, artigo científico, falta de tempo para comer, mais trabalhos e o TCC, vixe! Na universidade, há tudo isso sim, mas também existe uma galera organizada para amenizar a canseira e a pressão da vida acadêmica: as Atléticas. Você já deve ter ouvido falar sobre elas ou até faz parte de alguma, mas sabe para que servem?
Organizadas pelos próprios alunos, as atléticas originalmente foram criadas para promover a integração entre os acadêmicos por meio de atividades esportivas e de lazer. Atualmente, também são responsáveis pela organização do trote, recepção dos calouros, e as famosas festas. Só o câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) conta com doze delas.
O esporte ainda é a principal atividade desenvolvida pelas atléticas e as maiores atrações são os jogos universitários. As modalidades esportivas englobam geralmente o futebol, futsal, handebol, vôlei e tênis de mesa.
O estudante de engenharia elétrica e integrante da Atlética Blackout Osvaldo Parente explica que a organização das festas é necessária porque além de ser uma forma de integração, consegue renda para a aquisição de equipamentos. “A gente faz eventos para financiar os treinos, comprar material esportivo, custear viagens e também os instrumentos da bateria”, afirma. Mas não é só festa, ele afirma que a atlética também realiza atividades de cunho social. “Nós desenvolvemos atividades para ajudar a comunidade. Já fizemos arrecadação de alimentos para a Fazenda da Esperança e na última calourada revertemos parte do lucro para a Casa 8 de Março”, conta o aluno.
Desempenho
Não há moleza nas associações atléticas e você deve se perguntar se isso não atrapalha o desempenho nos estudos. De acordo com a estudante de medicina da UFT, Alline Castro, da Atlética Absoluta, fazer parte da diretoria não desorganiza a vida acadêmica. “Nós dividimos as atividades de maneira que não fique sobrecarregado para ninguém. Fazer parte da diretoria não atrapalha, na maioria das vezes”, explicou a estudante.
Integrante da Atlética Imponente do curso de jornalismo, o acadêmico Samir Ryam conta que quis participar para ajudar nas atividades do curso. Sobre a influência da participação na atlética na vida acadêmica, o aluno afirma que “além de colaborar, participar de uma atlética acrescenta aprendizado e troca de experiências com os outros alunos”.
Como participar
Você, estudante da UFT, também pode participar da atlética do seu curso, seja como atleta ou como colaborador. É preciso apenas se associar. Para isso, basta procurar pela sua diretoria.
Foto Capa: Atlética Blackout, de Engenharia Elétrica, na cerimônia de inauguração da pista de atletismo da UFT. (Ana Luiza Dias)
Nenhum comentário