Quantidade de alimento desperdiçado de restaurante da UFT preocupa estudantes 

Universidade
Usuários do Restaurante Universitário jogam fora os resíduos dos alimentos que ficaram no prato. Foto: Letícia Queiroz
Usuários do Restaurante Universitário jogam fora os resíduos dos alimentos que ficaram no prato. Foto: Letícia Queiroz

A quantidade de alimento desperdiçado diariamente no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus  de Palmas, tem preocupado alunos e a diretoria do estabelecimento. Para Elisama Costa, nutricionista da UFT, além de realizar campanhas de conscientização envolvendo os alunos, é necessário que ocorra uma mudança na preparação dos alimentos para agradar cada vez mais ao paladar da maioria. Ela conta que durante uma semana de campanha contra o desperdício, 100 kg de alimentos ainda foram para as lixeiras. Alunos entrevistados afirmaram que o serviço é essencial, mas pode melhorar.

 

Fundado em agosto de 2014, o restaurante atende estudantes nas refeições de almoço e janta. De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis   e   Comunitários (PROEST), a demanda é de até 2,5 mil refeições por dia e os usuários podem receber Auxílio Alimentação para desconto parcial ou integral.

Apesar da sobra dos alimentos ser recolhida por pequenos agricultores para alimentação animal e compostagem, a situação não é bem vista. Cristina Freitas, aluna do curso de Administração, acredita que o desperdício se dá pela forma como a comida é preparada. “A alimentação não atende o gosto da maioria dos alunos. Eles precisam preparar a comida com mais carinho e cuidado para que ela seja mais aceita pelos estudantes”, ressalta.

O estudante do curso de Jornalismo, Wualisson Chaves, conta que precisa almoçar e jantar a semana inteira na universidade e nota que a quantidade de alimento que vai para o lixo é muito grande. “Eu fico muito triste. O certo é colocar no prato só o que vai comer. Talvez cobrar um valor fixo para comer a vontade, podendo repetir, pode ser a solução do problema”, explica.

Para Marcos Wilian, estudante do curso de engenharia elétrica, o segredo para evitar o desperdício está na administração interna do restaurante.  Apesar de elogiar o RU e falar da importância dele, Marcos defende que “eles devem priorizar os cardápios que agradam a maioria das pessoas”, diz.

Segundo a nutricionista, não gostar da apresentação do cardápio, rejeição do sabor e da textura fazem com que o número de alimento desperdiçado aumente. “A gente consegue mensurar o desperdício com a pesagem das lixeiras, onde os restos de alimentos que ficaram nos pratos dos usuários são depositados”, diz.

A nutricionista conta que muitas vezes o desperdício está relacionado com o planejamento do restaurante e a espera maior que o comparecimento dos usuários. “Às vezes termina o horário de expediente e sobra muitos alimentos na bancada e isso não é reaproveitado por causa da legislação e tudo que sobra é jogado no lixo. Muitas vezes são esperadas aproximadamente 600 pessoas para a janta, mas aparecem menos que isso”.

Acesso ao RU

A PROEST informa que estudantes, professores, técnicos administrativos e funcionários que prestam serviços terceirizados à UFT têm direito à alimentação contínua no RU. Para isso é necessário solicitar a carteirinha na coordenação do RU, das 8h às 18h. Os interessados devem apresentar documento de identificação original com foto; foto 3×4; atestado de matrícula (se aluno) e contracheque ou outro comprovante de vínculo (se servidor). As carteirinhas ficam prontas em torno de oito dias.

Alunos em fila no Restaurante Comunitário da UFT. Foto: Letícia Queiroz
Alunos em fila no Restaurante Comunitário da UFT. Foto: Letícia Queiroz

 

Repórter: Letícia Queiroz

Editora: Lourranny Parente

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Universidade
Curso de jornalismo completa 21 anos na Universidade Federal do Tocantins

Durante esse período mais de 600 alunos se formaram e vários deles estão no mercado de trabalho fazendo a diferença   Por Paulo Teodoro Edição: Sabrina Carneiro   No dia 18 de outubro de 2017, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) completou 21 anos de sua …

Universidade
Ética no Jornalismo é assunto de I Fórum Integrado

O I Fórum Integrado de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) discutiu, do dia 28 ao dia 31 de agosto de 2017, diversos assuntos relevantes para a profissão, dentre esses destaca-se a Ética no Jornalismo: a importância da apuração dos fatos. O tema faz uma reflexão a guerra pela audiência, onde …

Universidade
Campus da UFT em Porto Nacional inaugura Restaurante Universitário

O campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Porto Nacional comemorou na segunda-feira, 11 de setembro, uma grande conquista com a inauguração do Restaurante Universitário (RU) na unidade portuense. Os acadêmicos não esconderam a empolgação com a tão esperada boa nova. A estudante do curso de Letras, Marília Gabriela …