Banco do Brasil fecha agência da UFT no campus de Palmas
- By : Redação
- Category : Universidade
Usuários estão indignados com a falta de informações e encerramentos das atividades
Desde o início do ano, o Banco do Brasil tem fechado várias de suas agências em todo o país. A previsão é que mais de 400 agências sejam encerradas até o fim do ano. Em Palmas, foram fechadas duas, sendo uma delas a da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que finalizou suas atividades no dia 11 de fevereiro. O motivo, segundo o Banco, seria a diminuição dos gastos e a ampliação do atendimento por canais digitais. Já que na comparação com o modelo tradicional, os clientes do atendimento digital mostram-se mais satisfeitos e consomem até 40% mais produtos e serviços bancários.
O novo modelo pretende ser mais eficiente. Segundo a Superintendência do Estado do Tocantins, as agências encerradas em Palmas foram as Serra do Carmo (Teotônio Segurado) e UFT; já as agências de Ananás, Cristalândia, Divinópolis do Tocantins, Fátima, Figueirópolis, Natividade, Taquaralto (Palmas) e Praça do Bosque não encerrarão as atividades, serão apenas transformadas em posto de atendimento, sem impacto no atendimento aos clientes.
A instituição financeira deu um prazo para que seus clientes escolhessem para onde queriam que suas contas fossem transferidas; após esse período, caso não fossem feitas as solicitações, as mesmas seriam transferidas para a agência mais próxima. No caso da UFT, nem mesmo os caixas eletrônicos permaneceram no local e um dos motivos foi pelos roubos que já aconteceram pela falta de segurança.
Transtornos
As mudanças geraram transtornos em muitos usuários que reclamaram da falta de informações. A universitária, Gilvana Giombelli, se surpreendeu ao abrir o aplicativo do banco e ver que sua conta tinha sido alterada para outro lugar. “Eu nem sabia desse prazo, o banco não me avisou, não teve nenhuma notificação, nenhum email, nada”, disse ela. “Eu fiquei sem saber o que fazer”, completou.
A estudante ainda ressalta a chateação, pois além de não receber nenhuma notificação, teve sua conta transferida para uma agência que ela não tinha interesse e distante da anterior.
O campus de Palmas tinha três caixas eletrônicos que ficavam disponíveis aos clientes, mas também foram retirados. “Eu não tenho muito tempo de ir ao banco, com os caixas eletrônicos tornavam mais fáceis para resolver quaisquer pendências, já que estava aqui na faculdade”, disse Kamila Lima, estudante do curso de Direito.
Rentabilidade
O Banco do Brasil informou que foram realizados estudos para medir a eficiência das estruturas, ajustes aos planos de negócios e às tendências de mercado. Sendo assim, segundo a instituição, essas mudanças fazem parte do planejamento estratégico da empresa para aumentar a rentabilidade e adequação do cenário atual, de modo que amplie os atendimentos pelos canais digitais para facilitar a vida dos clientes e manter a satisfação com os produtos, serviços e atendimento em patamares de qualidade.
Por: Eidilane Coelho
Foto Destaque: Gabriela Letrari
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