Aluno da UFT participa de longa

Universidade
Acadêmico é escolhido para integrar elenco de longa

Por Julia Varajão

O aluno de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Jean da Costa Aguiar, 20, foi selecionado para fazer parte das gravações da adaptação do livro “ O Nome da Morte”. A obra foi escrita por Klester Cavalcanti e Henrique Goldman assina a direção da adaptação para os cinemas.  

Jean da Costa Aguiar (esq) fará parte do elenco de “O Nome da Morte”, que tem como protagonista Marcos Pigossi (dir)Créditos Arquivo Pessoal
Jean da Costa Aguiar (esq) fará parte do elenco de “O Nome da Morte”, que tem como protagonista Marcos Pigossi (dir) Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Bateia, Jean contou como ficou sabendo do teste para o filme. Segundo o ator, a produção de elenco foi até a UFT, passando nas salas dos alunos de teatro comentando sobre e já afirmando que realizariam uma seleção para o elenco de apoio. Após isso, essa  mesma equipe organizou um primeiro encontro com os interessados e lá fizeram a baixa da primeira seleção, tiraram fotos de todas as pessoas e enviaram para o diretor. Já na segunda fase, o diretor escolheu através dos perfis, considerando qual que se encaixava mais em cada personagem. Sobre seu personagem, Jean falou que, até o momento, só sabe que a cena em que deverá participar acontecerá em uma academia, durante uma aula de zumba.

Sobre a obra

O filme é feito com base no livro que leva o mesmo nome, “O Nome da Morte”, escrito pelo jornalista Klester Cavalcanti. A obra conta a história de Julio Santana, pistoleiro que afirma ter matado 492 pessoas nos estados do Pará e do Maranhão. O jornalista esteve no Tocantins em 2014 a convite do colegiado de Comunicação Social para participar de duas mesas de debate da Semana Acadêmica do curso.

Klester chamou Henrique Goldman para dirigir a obra cinematográficaque. As cenas serão gravadas em Palmas, no Jalapão, e em Natividade. O filme ainda não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros, todavia, as gravações já devem começar nos próximos meses.

Histórico de gravações nacionais no Tocantins

Não é a primeira vez que um filme utilizou como cenário o Tocantins. Confira a seguir as produções que foram gravadas em solo tocantinense:

2003 – Deus é Brasileiro – O Jalapão foi cenário para a conversa entre Deus (Antônio Fagundes) e Quinca das Mulas (Bruce Gomlevsky), quando ele tenta convencê-lo a ser seu santo e substituto.

2008 – Alice (Série HBO) – Na primeira temporada, Alice (Andrea Horta), levava uma vida pacata na cidade de Palmas, onde, trabalhava como guia de turismo.

2008 – Survivor (Reality Show) – Décima-oitava temporada do reality Americano que foi gravada no Jalapão.

2010 – Xingu – O filme que conta a história dos irmãos Villas-Bôas foi gravado no Jalapão e no Parque Estadual do Cantão.

2015 – Operações Especiais – Longa que narra a história de um grupo de policiais honestos que foram enviados à capital tocantinense. O filme foi gravado em Palmas.

 

Foto de Capa: Marcos Pigossi durante as gravações (divulgação)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Universidade
Curso de jornalismo completa 21 anos na Universidade Federal do Tocantins

Durante esse período mais de 600 alunos se formaram e vários deles estão no mercado de trabalho fazendo a diferença   Por Paulo Teodoro Edição: Sabrina Carneiro   No dia 18 de outubro de 2017, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) completou 21 anos de sua …

Universidade
Ética no Jornalismo é assunto de I Fórum Integrado

O I Fórum Integrado de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) discutiu, do dia 28 ao dia 31 de agosto de 2017, diversos assuntos relevantes para a profissão, dentre esses destaca-se a Ética no Jornalismo: a importância da apuração dos fatos. O tema faz uma reflexão a guerra pela audiência, onde …

Universidade
Quantidade de alimento desperdiçado de restaurante da UFT preocupa estudantes 

A quantidade de alimento desperdiçado diariamente no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus  de Palmas, tem preocupado alunos e a diretoria do estabelecimento. Para Elisama Costa, nutricionista da UFT, além de realizar campanhas de conscientização envolvendo os alunos, é necessário que ocorra uma mudança na preparação dos alimentos para …