Corte nas bolsas dos estagiários

Universidade

 

O salário dos estagiários da UFT sofrerá reajuste a partir do mês de abril. O corte faz parte de um projeto de redução de orçamento

 

A bolsa de todos os estagiários da Universidade Federal do Tocantins (UFT) será reduzida em 24%, assim como a carga horária que passará de 30 horas para 20 horas semanais. O valor recebido pelos estagiários era de 652 reais, com a redução esse valor passa a ser 496 reais (Bolsa Estágio – 364 e vale transporte – 132). A redução foi determinada pela PROGAD – Pró Reitoria de Graduação e começa a valer no pagamento do mês de abril.

A medida faz parte de um projeto de redução orçamentária da UFT para o ano de 2017, e todos os estagiários devem se comprometer a entregar uma série de documentos para seus supervisores, informando sobre sua consciência da redução da bolsa, assim como a da carga horária. Quem não entregar os documentos à Central de Estágios, terá a bolsa automaticamente suspensa.

Os estagiários são um importante alicerce da universidade, uma vez que participam e desenvolvem muitas atividades no campus. Paulo Teodoro, estagiário da Diretoria de Comunicação, diz que a bolsa representava um valor básico para que o estagiário pudesse contribuir de forma satisfatória para a universidade e agora, com a redução, ele se vê desestimulado e desvalorizado. “Nós também temos gastos e em uma época de ‘crise econômica’, em que os preços de tudo estão em alta, perder dinheiro é bastante complicado”, afirma Paulo.

Infelizmente, o cenário futuro não aparenta melhoras, uma vez que a PEC 55 – antiga PEC 241 – foi aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado, e congela pelos próximos 20 anos os investimentos em gastos sociais, principalmente em áreas como a saúde e a educação.

Por: Vivian Carine

Foto Destaque: Vivian Carine

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Universidade
Curso de jornalismo completa 21 anos na Universidade Federal do Tocantins

Durante esse período mais de 600 alunos se formaram e vários deles estão no mercado de trabalho fazendo a diferença   Por Paulo Teodoro Edição: Sabrina Carneiro   No dia 18 de outubro de 2017, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) completou 21 anos de sua …

Universidade
Ética no Jornalismo é assunto de I Fórum Integrado

O I Fórum Integrado de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) discutiu, do dia 28 ao dia 31 de agosto de 2017, diversos assuntos relevantes para a profissão, dentre esses destaca-se a Ética no Jornalismo: a importância da apuração dos fatos. O tema faz uma reflexão a guerra pela audiência, onde …

Universidade
Quantidade de alimento desperdiçado de restaurante da UFT preocupa estudantes 

A quantidade de alimento desperdiçado diariamente no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus  de Palmas, tem preocupado alunos e a diretoria do estabelecimento. Para Elisama Costa, nutricionista da UFT, além de realizar campanhas de conscientização envolvendo os alunos, é necessário que ocorra uma mudança na preparação dos alimentos para …