O Concurso A Água que Queremos (The Water We Want) está aberto para inscrições. Com o objetivo explorar os nossos multifacetados legados da água - naturais e culturais, tangíveis e intangíveis - na perspectiva dos jovens para construir um futuro mais sustentável.
Com este concurso, que decorre de novembro de 2024 a abril de 2025, a Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) deseja fortalecer a educação para a sustentabilidade da água e a esforços de sensibilização, envolvendo os jovens como contadores de histórias e narradores do nosso futuro “líquido”.
Como podemos mudar a mentalidade das pessoas e inspirar novos comportamentos e atitudes a serem mais respeitosos com a natureza e promover a consciência de todos os usos da água? Que ações diárias podemos fazer para proteger os recursos hídricos cada vez mais escassos dos quais dependemos? E o que podemos aprender com os nossos legados herdados para procurar novas soluções e promover a recuperação verde do nosso planeta?
Este concurso apela às jovens gerações em todo o mundo para explorar a importância crucial de qualquer forma de património da água, tanto natural como cultural, tangível e intangível, de forma criativa. O concurso aborda escolas, instituições de ensino e organizações da sociedade civil em todo o mundo. Todas as inscrições devem ser enviadas através dos membros da Rede Global de Museus da Água.
Este concurso visa capacitar a excelência, fortalecer a visibilidade das atividades educativas implementados por museus da água e promovê-los em todo o mundo.
Alunos da escola e jovens os participantes são incentivados a desenvolver ideias inovadoras e envolventes ao propor usos responsáveis e clarividentes da água.
Qualquer escola ou professor interessado em participar deverá:
Somente serão admitidas ao concurso inscrições dentro das seguintes categorias:
1. Desenhos (composições individuais ou de classe)
Aberta para idades de 6 a 9, 10 a 12 e 13 a 18 anos;
2. Vídeos e outras mídias
Composições individuais ou de classe; esta categoria inclui vídeos, fotos, pôsteres de página única, poemas, paisagens sonoras e músicas, incluindo a reinterpretação da música tradicional relacionada com a água.
Aberta para idades de 10 a 12, 13 a 18 e 19 a 25 anos.
Os concorrentes deverão escolher apenas um tipo de arte das categorias listadas acima.
Os participantes são incentivados a enviar trabalhos na maior resolução possível.
Até 26 de abril de 2025, todas as inscrições e trabalhos deverão ser enviadas por e-mail para Museu das Águas Brasileiras (museudaagua@uft.edu.br), incluindo:
B. Uma inscrição (apenas um tipo de trabalho entre as inscrições listadas acima).
O Formulário de Inscrição também inclui os Termos e Condições para participar do concurso.
Cada inscrição deve ser enviada com um título conciso e uma breve descrição (máximo 200 palavras).
É obrigatória a inclusão de legendas em inglês em todos os trabalhos submetidos (incluindo escritos e diálogos). Trabalhos sem tradução para o inglês não serão considerados.
Apenas um trabalho poderá ser submetido por uma única sala de aula ou aluno individual.
Disponibilizamos aqui um documento auxiliar com todas as instruções.
Todos os trabalhos selecionados pelos membros participantes da WAMU-NET têm direito a receber prêmios e menções especiais. Serão seis premiações (uma por faixa etária e categoria).
As seis melhores obras receberão um prémio monetário de 250€ e um Certificado de Prémio assinado pelo Presidente e pelo Diretor Executivo da Rede Global de Museus da Água.
Os vencedores finais serão anunciados em junho durante o webinar dedicado organizado com o representantes da UNESCO-IHP, educadores e museus de todo o mundo.
A Rede Global de Museus da Água (WAMU-NET) é uma “iniciativa emblemática” do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco que visa aumentar a consciência do nosso precioso patrimônio hídrico.
A Rede Global busca encontrar soluções para os problemas atuais da água desafios, conectando práticas de gestão de água passadas e presentes a práticas sustentáveis Objetivos de Desenvolvimento (ODS). A WAMU-NET promove os valores fundamentais de qualquer tipo de património hídrico herdado, tanto natural como cultural, tangível e intangível.
Todos os membros da WAMU-NET estão empenhados em promover uma nova ética hídrica, reconectando a humanidade ao patrimônio da água, incluindo as suas dimensões sociais, culturais, artísticas e espirituais.
Todos os membros comprometem-se a divulgar o concurso TWWW como parte integrante de suas atividades educativas por meio de boletins informativos e todo tipo de comunicação, a fim de fomentar participação e aumentar a conscientização sobre nossos legados hídricos herdados e nossos recursos mais preciosos fonte da vida.