Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Curso de Ciência da Computação conta, atualmente, com 05 (cinco) laboratórios específicos de ensino, pesquisa e extensão implantados destinados a cada linha de pesquisa e 02 (dois) laboratórios de uso geral dos acadêmicos do curso de Ciência da Computação. Os laboratórios de uso geral encontram-se atualmente em implantação. A utilização dos laboratórios da Ciência da Computação deve ser norteada pelo Regimento dos Laboratórios.

Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software

O laboratório desenvolve atividades relacionadas com as linhas de pesquisa em banco de dados, engenharia de software e sistemas de informação. O laboratório é voltado para o estudo, avaliação e definição de novas tecnologias aplicando as metodologias, técnicas, ferramentas e aplicações estudados para a produção de tecnologias inovadoras para o desenvolvimento da ciência da computação. Em banco de dados são pesquisadas as melhorias nos sistemas gerenciadores de bancos de dados, além disso são estudadas as diferentes aplicações que envolvem o uso de grandes volumes de dados, tais como bioinformática e saúde, aplicações corporativas e processos de negócio, redes sociais e aplicações governamentais. As principais temáticas de trabalho são Big Data, NoSql, Business Intelligence, Data Warehouse, Indexação e Recuperação de Dados, Data Provenance, Análise de Redes Sociais. Em engenharia de software.

Laboratório de Computação Aplicada (LCA)

O Laboratório de Computação Aplicada (LCA) tem como objetivo atender as demandas de soluções computacionais, tendo como foco principal a uso de Inteligência Artificial, Otimização, Matemática da Computação aplicados às demais áreas do conhecimento, tais como: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas e da Saúde.

Laboratório de Computação Gráfica e Processamento de Imagens

Neste laboratório são realizados estudos sobre os processos ou técnicas computacionais que envolvem modelos geométricos, imagens digitais e vídeos. Os projetos nesta área de conhecimento envolvem a transformação de dados geométricos em imagens, a transformação de imagens em dados diversos, o estudo de formas eficientes para apresentar visualmente grandes volumes de dados, o desenvolvimento de algoritmos para auxiliar na descoberta de estruturas de interesse presentes em imagens e vídeos, o estudo de formas de representação e manipulação de modelos geométricos tridimensionais. Além disso, trabalha com uso de métodos de Inteligência Artificial para realizar classificação, agrupamento, recuperação e predição de imagens. Enfim, esse laboratório engloba a realização de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Processamento de Imagens, Computação Gráfica, Visão Computacional, Visualização de Dados/Imagens, Busca e Recuperação em Imagens e Vídeos, Reconhecimento de Padrões em Imagens, Multimídia e Interface Homem Máquina. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de processamento de imagens de satélite para monitoramento ambiental e, também, análise de imagens médicas, principalmente relacionadas ao câncer de pele e mama.

Laboratório de Hardware e Arquitetura de Computadores (LHAC)

O laboratório de hardware tem por finalidade dar suporte às atividades do curso de Ciência da Computação em âmbito prático das áreas correlatas ao hardware de sistemas de computação. Como áreas correlatas, entende-se: hardware (de um modo geral), Organização e Sistemas de Computadores e Redes de Computadores. Atualmente, são ministradas as disciplinas obrigatórias de Sistemas Digitais, onde são ministrados conceitos básicos de projeto de hardware em estruturas lógicas combinacionais e sequencias e aplicação dos conceitos em protótipos e em softwares de simulação, Redes de Computadores, onde são ministrados noções de redes de computadores e seus componentes, modelos e topologias e aplicação dos conceitos e pequenos modelos, Organização de Computadores – onde são ministrados conceitos das arquiteturas existentes, componentes utilizados em sistemas de computadores, bem como noções de programação em níveis mais baixos de abstração e a aplicação dos conceitos em simuladores, Sistemas Operacionais, que são ministrados conceitos de gerenciamento dos recursos de hardware, controle de processos, impasses, e aplicação dos conceitos em protótipos feitos por programação. Além das atividades de ensino, o laboratório de hardware também fornece recurso necessário para execução de atividades de extensão e pesquisa em horários não reservados para ensino. O recurso existente pode ser caracterizado como material de prototipagem (fontes chaveada, osciloscópio, multímetro, protoboard, bancada elétrica, kit de didático de prototipagem, soldas e ferramentas diversas), material de programação e simulação (computadores), componentes discretos (resistores, capacitores, transistores, trimpot, potenciômetros etc.) e componentes digitais (circuitos integrados de portas lógicas, contadores, multiplexadores, ULA, memórias, conversores etc.).

Laboratório de Redes Avançadas e Multimídia (LabRAM)

O laboratório de Redes Avançadas e Multimídia é destinado ao apoio em pesquisas nas áreas de rede de computadores, segurança da informação, sistemas de bancos de dados, clusterização, mineração de dados, gestão de tecnologia da informação e em diversas áreas de pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação que demande um ambiente de pesquisa flexível e dinâmico. O LABRAM dispõe de uma rede de computadores própria sendo responsável pela gestão da Metrotins, rede metropolitana de alta velocidade, vinculada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).