Considerando a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, os cursos de bacharelado em Ciência da Computação devem prover uma formação profissional que revele, pelo menos, as habilidades e competências para:
- Compreender os fatos essenciais, os conceitos, os princípios e as teorias relacionadas à Ciência da Computação para o desenvolvimento de software e hardware e suas aplicações;
- Reconhecer a importância do pensamento computacional no cotidiano e sua aplicação em circunstâncias apropriadas e em domínios diversos;
- Identificar e gerenciar os riscos que podem estar envolvidos na operação de equipamentos de computação (incluindo os aspectos de dependabilidade e segurança);
- Identificar e analisar requisitos e especificações para problemas específicos e planejar estratégias para suas soluções;
- Especificar, projetar, implementar, manter e avaliar sistemas de computação, empregando teorias, práticas e ferramentas adequadas;
- Conceber soluções computacionais a partir de decisões visando o equilíbrio de todos os fatores envolvidos;
- Empregar metodologias que visem garantir critérios de qualidade ao longo de todas as etapas de desenvolvimento de uma solução computacional;
- Analisar quanto um sistema baseado em computadores atende os critérios definidos para seu uso corrente e futuro (adequabilidade);
- Gerenciar projetos de desenvolvimento de sistemas computacionais;
- Aplicar temas e princípios recorrentes, como abstração, complexidade, princípio de localidade de referência (caching), compartilhamento de recursos, segurança, concorrência, evolução de sistemas, entre outros, e reconhecer que esses temas e princípios são fundamentais à área de Ciência da Computação;
- Escolher e aplicar boas práticas e técnicas que conduzam ao raciocínio rigoroso no planejamento, na execução e no acompanhamento, na medição e gerenciamento geral da qualidade de sistemas computacionais;
- Aplicar os princípios de gerência, organização e recuperação da informação de vários tipos, incluindo texto imagem som e vídeo;
- Aplicar os princípios de interação humano-computador para avaliar e construir uma grande variedade de produtos incluindo interface do usuário, páginas WEB, sistemas multimídia e sistemas móveis.
A computação está presente em diversas atividades humanas, dentre elas a agricultura, comunicação, educação, meio ambiente, saúde e segurança pública, cabendo aos profissionais da área a responsabilidade pelo desenvolvimento de soluções, ferramentas e processos coerentes com valores éticos e de interesse social buscando o avanço social e o bem-estar social. Conforme a diretriz curricular, são previstos os estudos das seguintes áreas humanísticas:
- História da computação: para promover o conhecimento da evolução histórica da área de computação de forma a permitir que o egresso se localize no processo evolutivo da área e seja capaz de avaliar novas tendências evolucionárias.
- Empreendedorismo: para prover o egresso de produzir soluções criativas, competentes e inovadoras com foco para o mercado, reconhecendo e criando empreendimentos de sucesso por meio do reconhecimento e aproveitando as oportunidades do mercado.
- Ética: para tratar questões e problemas relacionados ao exercício profissional estudando o impacto da automação e de técnicas mais avançadas como a inteligência artificial junto à sociedade provendo o conhecimento das influências individuais e sociais ao profissional da computação, sejam elas positivas ou negativas.
- Sociologia: para prover ao profissional de computação uma posição crítica nos aspectos da vida social e cultural da qual os profissionais fazem parte, abordando os desafios frente a inovações tecnológicas, mudanças na forma de trabalho, novas exigências e qualificações impostas pelas novas tecnologias e o desenvolvimento do espírito critico em relação a compreensão e questionamento do mundo tecnológico e sociocultural que circula o profissional.
- Filosofia: para possibilitar ao profissional de computação a ampliação da realidade na busca incessante do conhecimento científico e o relacionamento entre as teorias científicas e as experiências retratadas por ela.
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem a duração mínima de 4 anos e a máxima de 6 anos. O seu currículo pleno está estruturado em 8 semestres, em que os 3 primeiros semestres destinam-se às disciplinas de base física, matemática e programação de computadores, essenciais a formação básica do profissional. Os 4º e 5º semestres destinam-se às disciplinas de formação básica em computação necessárias para plena formação do profissional. Os 6º, 7º e 8º semestres destinam-se às disciplinas de formação tecnológica e complementar. Nesses períodos o aluno pode escolher o caminho que deseja trilhar através de um número de disciplinas optativas capazes de fornecer bases tecnológicas avançadas e diretamente ligadas às linhas de pesquisas do curso. As disciplinas eletivas fornecem bases complementares de formação humanística, empreendedora e ética.
As disciplinas do curso de Ciência da Computação da UFT estão dispostas em 4 grupos: (a) disciplinas obrigatórias, (b) disciplinas eletivas, (c) disciplinas optativas e, (d) disciplinas equivalentes. As disciplinas obrigatórias correspondem à formação necessária para o Bacharel em Ciência da Computação formado na UFT. Todas essas disciplinas devem ser cursadas para a conclusão do curso. As disciplinas eletivas possuem caráter obrigatório, isto é, o aluno precisa cursar os 8 créditos correspondentes às eletivas. A grade possui 4 opções de disciplinas eletivas. O aluno poderá escolher quais disciplinas cursar para cumprir estes créditos obrigatórios. A escolha pode ser feita entre as disciplinas da lista de eletivas do curso. A oferta de disciplinas eletivas será feita segundo a disponibilidade de professor e seguindo os objetivos do projeto pedagógico do curso. As disciplinas optativas não possuem caráter obrigatório e a sua finalidade é complementar a formação do aluno. O aluno pode escolher as disciplinas optativas que deseja cursar dentro da lista de disciplinas optativas do curso.
É importante destacar que segundo o Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação, as disciplinas foram organizadas em núcleos, onde cada disciplina abrange um campo específico de conhecimento. As disciplinas estão organizadas nos seguintes núcleos:
- Fundamentos da Computação: compreende o núcleo de matérias que envolvem a parte científica e as técnicas fundamentais à formação sólida dos egressos;
- Tecnologia da Computação: compreende o núcleo de matérias que representam um conjunto de conhecimento agregado e consolidado que capacitam o aluno para a elaboração de solução de problemas nos diversos domínios de aplicação;
- Matemática: propicia a capacidade de abstração, de modelagem e de raciocínio lógico constituindo a base para várias matérias da área de Computação;
- Ciências da Natureza: desenvolvem no aluno a habilidade para aplicação do método científico;
- Contexto Social e Profissional: fornecem o conhecimento sociocultural e organizacional, propiciando uma visão humanística das questões sociais e profissionais, em consonância com os princípios da ética em computação.
Tabela Disciplinas x Núcleo Temático.
DISCIPLINAS DISTRIBUÍDAS POR NÚCLEOS DE CONHECIMENTO | |
Ciências da Natureza | |
Física Teórica e Experimental I | Física Teórica e Experimental II |
Contexto Social e Profissional | |
Atividades Complementares | Introdução à Administração |
Computadores e Sociedade | Introdução à Economia |
Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena | Introdução à Filosofia |
Cultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – Decreto nº 5.626 /2005. |
Direito e Computação | Metodologia Científica |
Empreendedorismo e Inovação | Patrimônio Artístico e Cultural do Brasil |
Educação Ambiental | Projeto de Graduação I |
Estágio Supervisionado | Projeto de Graduação II |
Fundamentos de Computação | |
Estrutura de Dados I | Programação de Computadores |
Estrutura de Dados II | Projeto e Análise de Algoritmos |
Introdução à Ciência da Computação | Paradigmas de Linguagens de Programação |
Lógica de Programação | Sistemas Digitais |
Organização de Computadores | Sistemas Operacionais |
Pesquisa Operacional | Teoria da Computação |
Programação Orientada a Objetos | Teoria dos Grafos |
Matemática | |
Álgebra Linear | Cálculo Vetorial e Otimização |
Cálculo Diferencial e Integral I | Lógica Matemática |
Cálculo Diferencial e Integral II | Matemática Discreta |
Cálculo Numérico | Probabilidade e Estatística |
Tecnologia da Computação | |
Aprendizado de Máquina | Linguagens de Descrição de Hardware |
Banco de Dados | Linguagens Formais e Autômatos |
Bancos de Dados Não Convencionais | Métodos Computacionais em Engenharia |
Bancos de Dados Paralelos e Distribuídos | Microprocessadores |
Bioinformática e Biologia Computacional | Mineração de Dados |
Busca e Recuperação de Informações | Processamento de Imagens |
Circuitos Digitais | Programação Distribuída e Pararela |
Compiladores | Projeto e Implementação de Sistemas Embarcados |
Computação Bioinspirda | Projeto em Banco de Dados |
Computação Forense e Perícia Digital | Projetos de Sistemas |
Computação Gráfica | Programação Comercial |
Desenvolvimento de Aplicações Móveis Híbridos | Redes de Computadores |
Desenvolvimento Aplicativos para Dispositivos Móveis iOS | Redes Neurais e Aprendizado Profundo (Deep Learning) |
Engenharia de Software | Segurança e Auditoria de Sistemas |
Fundamentos de Robótica | Sistemas de Informações Geográficas |
Fundamentos de Sistemas de Informação | Sistemas Embarcados |
Gerência de Projetos | Sistemas Distribuídos |
Gerência de Redes de Computadores | Teoria da Informação |
Heurísticas e Meta-Heurísticas | Tópicos Avançados em Ciência da Computação |
Internet das Coisas | Tópicos em Programação Matemática |
Inteligência Artificial | Virtualização e Computação em Nuvem (Cloud Computing) |
Interface Homem Computador |
As disciplinas optativas são divididas em áreas de pesquisa do curso:
- Banco de Dados e Engenharia de Software: Bancos de Dados Não Convencionais, Bancos de Dados Paralelos e Distribuídos, Desenvolvimento de Aplicações Móveis Híbridas, Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis, Gerência de Projetos, Fundamentos de Sistemas de Informação, Mineração de Dados, Programação Comercial, Sistemas de Informações Geográficas.
- Processamento Gráfico: Análise de Imagens, Animação Digital, Busca e Recuperação de Informações, Sistemas Multimídia.
- Sistemas de Computação: Computação Forense e Perícia Digital, Circuitos Digitais, Gerência de Redes de Computadores, Fundamentos de Robótica, Internet das Coisas, Linguagens de Descrição de Hardware, Projeto e Implementação de Sistemas Embarcados, Programação Paralela e Distribuída, Microprocessadores, Sistemas Embarcados, Virtualização e Computação em Nuvem, Teoria da Informação.
- Inteligência Artificial e Otimização: Aprendizado de Máquina, Computação Bioinspirada, Bioinformática e Biologia Computacional, Heurísticas e Metaheurísticas e Redes Neurais e Aprendizado Profundo.
- Modelagem Computacional de Sistemas: Cálculo Vetorial e Otimização, Métodos Computacionais para Engenharia e Tópicos em Programação Matemática
Disciplinas Eletivas são de livre escolha pelo aluno dentro da instituição, respeitando-se a modalidade presencial. Desta forma, o acadêmico pode escolher cursar as disciplinas eletivas em qualquer curso de graduação na Universidade Federal do Tocantins, sendo o seu aproveitamento deve ser solicitado pelo acadêmico junto ao protocolo do Campus de Palmas. O Curso de Ciência da Computação faz a sugestão das disciplinas à seguir, no entanto, destaca que a opção é do acadêmico:
- Administração e Empreendedorismo: Introdução à Administração, Introdução à Contabilidade e Introdução à Economia;
- Legislação e Ética: Direito e Computação;
- Contexto Social: Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, Introdução à Filosofia, Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Patrimônio Artístico e Cultural do Brasil;
- Meio Ambiente: Cultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente e Educação Ambiental.
Disciplinas optativas e eletivas conforme SINAES:
DISCIPLINAS OPTATIVAS E ELETIVAS CONFORME LEGISLAÇÃO | Decreto 5.626/2005 e Instrumento de Avaliação do SINAES 2017 | |
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Indicador | Diretriz | Componente Curricular |
Estrutura Curricular | Decreto nº 5.626/2005 | Libras |
Unidades Curriculares | Promoção de conteúdos pertinentes às políticas de educação ambiental | Cultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Educação Ambiental | ||
Promoção do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena | Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena | |
Promoção do ensino da educação em direitos humanos e de educação das relações étnico-raciais | Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena | |
Conteúdos que diferenciam o curso dentro da área profissional e induzem o contato com conhecimento recente e inovador | Empreendedorismo e Inovação | |
Tópicos Avançados em Ciência da Computação |