Responsáveis: Prof. Rafael Lima de Carvalho e Prof. Wosley da Costa Arruda
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso. Ela é destinada a alunos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins . A competição promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Tem-se observado que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.
As competições se dão através de times compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.
O público-alvo da maratona é composto por alunos dos cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc).Os principais objetivos deste projeto são: (1) capacitar alunos a desenvolverem soluções computacionais a partir de problemas; (2) habilitar alunos ao trabalho em grupo e com limitação de tempo; (3) promover nos alunos a criatividade; e (4) buscar novas soluções de programação.