O corpo docente deve estar consciente da responsabilidade pela efetivação do Projeto Político Pedagógico, assumindo comportamentos e atitudes no desempenho de suas funções, visando atingir os objetivos do Curso de Ciência da Computação. Tratando-se de um curso da Universidade Federal do Tocantins, deve-se partir do pressuposto da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão, com relação à metodologia e atitudes do corpo docente, destacando-se a importância da promoção:
- Da interação entre os objetivos da UFT e do Curso de Ciência da Computação, através de ações devidamente articuladas e cooperativas, visando a efetivação do Projeto Pedagógico do Curso;
- Capacitação e atualização científica e didático pedagógica;
- Compreensão do ser humano como princípio e fim do processo educativo;
- Inserção do curso na comunidade científica profissional, através da participação em comissões científicas, movimentos associativos, grupos de pesquisa, eventos científicos e profissionais;
- Integração com corpo discente através das práticas pedagógicas, de orientação acadêmicas, da iniciação cientifica, de estágios e monitorias;
- Divulgação e socialização do saber através de produções científicas, técnicas e culturais;
- Inserção do curso no contexto institucional, participando da gestão acadêmica e administrativa;
- Inserção do curso no contexto social através de práticas extensionistas, ações comunitárias e integração com a comunidade e grupos de pesquisa;
- Valorização e ênfase da dimensão interdisciplinar e do trabalho multiprofissional, bem como da inter-relação das disciplinas do currículo do curso;
- Valorização e uso dos resultados do processo de avaliação institucional como meio de promover a melhoria do ensino no âmbito do Curso de Ciência da Computação.