O professor Tanilson Dias dos Santos, do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), teve seu trabalho de doutorado selecionado entre as seis melhores teses de doutorado do Brasil para a final do concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação. Com o tema “On the Helly Property of Some Intersection Graphs“, o trabalho foi selecionado entre 123 outras teses e dissertações. O Concurso de Teses e Dissertações (CDT) objetiva selecionar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado desenvolvidas no país nos últimos anos. É uma forma de divulgar e incentivar a produção dos jovens pesquisadores.
“A importância deste trabalho ter sido recomendado para participar da final do concurso vai muito além da aparente qualidade técnica. O trabalho que foi desenvolvido talvez possa ser caracterizado como uma pesquisa de base, que é importantíssima para dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas posteriores (tanto aplicações quanto produtos). Perceba que apesar de a tese possuir alguma motivação prática, na verdade a pesquisa possui um forte apego teórico matemático. Esse reconhecimento da qualidade da pesquisa de base desenvolvida no país, em particular por pesquisadores do Tocantins, mostra que apesar do cenário imediatista que vivemos, nossa ciência deve ser valorizada. Essa oportunidade de participar da final do CTD escancarou uma janela mostrando que é possível fazer pesquisa em qualquer lugar do Brasil com qualidade. Acredito que esse seja um grande passo para a valorização da pesquisa de base e quem sabe uma boa oportunidade para tentarmos implantar um curso de mestrado acadêmico em Ciência da Computação aqui na UFT”, destaca Tanilson Dias.
Trajetória
No mestrado e doutorado o professor Tanilson Dias pesquisou a área de Teoria dos Grafos. Em sua tese de doutorado ele explorou problemas de várias naturezas: dificuldade de reconhecimento de grafos, especificação de parâmetros matemáticos em grafos e caracterização de famílias particulares de grafos de interseção. O principal assunto do trabalho foi uma propriedade (matemática) de conjuntos intersectantes muito famosa, conhecida como propriedade Helly.
“O campo de pesquisas relacionadas a propriedade Helly e a propriedades de conjuntos intersectantes em geral é um campo bem ativo do ponto de vista acadêmico. O principal problema problema atacado na tese é o problema de desenhar caminhos que representam vértices de um grafo sobre um hospedeiro, que é uma grade retangular. Esse problema possui alguma motivação relacionada ao problema de layout de circuito digitais e problemas de desenho industrial. Uma das contribuições que a tese traz é a de resolver alguns problemas que estavam em aberto na literatura. Além disso, o principal co-produto dessa tese (um artigo) tem como co-autor Martin Charles Golumbic, nada mais nada menos que o próprio pesquisador que propôs a maioria dos problemas que foram atacados pela tese doutoral”, explica ele.
Ainda durante o doutorado, o Professor foi pesquisador convidado na Universidad Nacional de La Plata, onde interagiu com o grupo de pesquisa da área de Teoria dos Grafos por meio de doutorado sanduíche pelo período de um ano (março-2019 até março-2020). Retornou ao Brasil em março de 2020 e defendeu sua tese de doutorado no dia 23 de Setembro de 2020.