O curso de Ciência da Computação da UFT teve origem com o curso de Processamento de Dados oferecido pela Universidade do Tocantins, mantida pelo governo do Estado do Tocantins, ofertado na cidade de Paraíso do Tocantins-TO. A partir de 2000, o curso foi transferido para a capital do estado, Palmas-TO, e passou a ser oferecido em conjunto com o curso de Ciência da Computação à medida que o curso de Processamento de Dados foi descontinuado. No período em que os dois cursos eram oferecidos concomitantemente o prof. Antônio Carlos coordenava o curso de Processamento de Dados.
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação foi autorizado por meio da Resolução nº 036/1999 do Conselho Curador da Fundação Universidade do Tocantins, conforme processo 038/SECUR/99 e ATA 001/99 da reunião extraordinária. Criado em janeiro de 2000, não se submeteu à inspeção avaliativa do MEC para entrar com processo de reconhecimento. Porém, houve um ato de reconhecimento pelo conselho estadual de educação, conforme parecer nº 340/2002, aprovado em 20/12/2002, tendo como processo nº 2002/2700/002088 e Decreto 1. 772/2003, de 16/06/2003. Neste ato de reconhecimento, o curso obteve o conceito “C”.
O coordenador do primeiro semestre do curso de Ciência da Computação era o prof. Almir Joaquim de Souza, responsável pela estruturação do curso, a partir de agosto 2000 a profa. Hellena Christina passou a coordenar o curso por dois anos. Em seguida, o prof. Adevailton, a profa. Sandra Regina Rocha, o prof. Gentil Veloso Barbosa, prof. George Lauro Ribeiro de Brito, prof. Marcelo Leineker, Prof.a Thereza Patrícia Pereira Padilha, prof. Eduardo Ferreira Ribeiro, prof. Warley Gramacho da Silva e prof. Ary Henrique M. de Oliveira foram coordenadores de curso.
Em 2008, o Curso de Ciência da Computação aprovou o projeto para implantação do programa de Doutorado Inter-Institucional (DINTER), no intuito de promover o incremento da qualificação do corpo docente e, consequentemente, para a futura criação de um Programa de Mestrado em Computação. Foi destacado na ocasião que o Estado de Tocantins não possuía, e ainda não possui, um programa de mestrado na área, e que a qualificação do corpo docente fomentaria futuras pesquisas na área, refletindo na qualidade de ensino da graduação do curso. O projeto do DINTER foi aprovado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PESC/COPPE/UFRJ), instituição com conceito 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), resultando na qualificação de oito professores em nível de doutorado até 2016.
O Curso de Ciência da Computação implantou dois cursos de pós-graduação lato sensu, uma especialização em Desenvolvimento de Sistemas Computacionais de alta Complexidade, no ano de 2010 e a especialização em Sistemas de Apoio à Decisão, no ano de 2018, esta última, ofertada gratuitamente. Foram propostas ainda duas especializações em Informática na Educação, a primeira na modalidade presencial no ano de 2012, a qual não foi implantada, e a segunda no ano de 2018, na modalidade de Ensino à Distância (EaD) junto à Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O Curso de Ciência da Computação propôs, no ano de 2011, o Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional Interdisciplinar em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS), que foi submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso foi implantado em 2013, e atualmente, conta com nomenclatura alterada para Modelagem Computacional de Sistemas, conta com o Conceito 4. Em 2017, o Curso de Ciência da Computação submeteu uma nova proposta de curso, Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Computação Aplicada (PPGCA), que está atualmente em processo de análise pela CAPES.
O Curso de Ciência da Computação foi credenciado junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) no ano de 2010, por meio da Resolução 018/2010, após a visita dos representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). No mesmo ano de 2010, foi implantanda a Homologadora de Software da Universidade Federal do Tocantins (UFT) junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), configurando-se como uma Órgão Técnico Credenciado para a realização das análises funcionais dos Programa Aplicativo Fiscal e Emissor de Cupom Fiscal (PAF/ECF).
Desde a sua criação, o Curso de Ciência da Computação passou por duas reestruturações pedagógicas. O primeiro Projeto Pedagógico de Curso (PPC) foi aprovado e implantado junto com a criação do curso, no ano de 2001. O segundo projeto pedagógico e primeira reestruturação ocorreu no ano de 2012, adequando o projeto às propostas do parecer em construção das diretrizes curriculares nacionais e também às diretrizes de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004. O terceiro projeto pedagógico, segunda reestruturação está sendo realizado por meio deste documento, desenvolvido pelo Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Ciência da Computação desde 2015. O principal agente motivador desta última reestruturação foi a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação da área de computação por meio da Resolução CNE/CES n. 05 de 16 de novembro de 2016, que define as diretrizes, princípios e políticas para a concepção e manutenção desses cursos.
As Diretrizes Curriculares Nacionais, Projeto de Desenvolvimento Institucional e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior são instrumentos usados como norteadores do planejamento ações administrativas e pedagógicas no Curso de Ciência da Computação. No que tange os sistemas de avaliação, os acadêmicos do curso já participaram de 03 edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). O exame, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), busca identificar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Nas três edições, realizadas nos anos de 2008, 2011 e 2014, o Curso de Ciência da Computação obteve o conceito 3. O colegiado e o NDE do Curso de Ciência da Computação, desde 2015, vêm executando ações para a obtenção do conceito máximo junto ao exame, discutindo ações pedagógicas para elevar o conceito do curso para 4 ou 5. Nesse sentido, o curso está aguardando o resultado do exame realizado no ano de 2017.
No ano de 2010, o colegiado do Curso de Ciência da Computação propôs a criação do Curso de Licenciatura em Informática para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), aprovando-o junto aos conselhos superiores para a devida implantação, ocorrida a partir do ano de 2011 (processo 23101.002762/2010-98). A Licenciatura em Informática foi criada vinculada ao Bacharelado em Ciência da Computação, utilizando a mesma infraestrutura física e corpo docente. Como proponente, o curso de Bacharelado em Ciência da Computação, por meio do seu colegiado, foi responsável pela obtenção do conceito 4 da Licenciatura em Informática após a visita in loco realizada pela equipe de avaliadores do Ministério da educação. No ano de 2018, o Colegiado de Ciência da Computações propôs ainda o Curso de Licenciatura em Computação na modalidade de Ensino à Distância, com os mesmos recursos humanos e estruturais da Ciência da Computação acrescido dos recursos de pólos da Diretoria de Tecnologias Educacionais, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Licenciaturas e para os Cursos da Área de Computação. O Curso de Licenciatura em Computação está em processo de implantação junto à Universidade Aberta do Brasil.
Em 2016, o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação associou-se à Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A SBC é uma sociedade científica sem fins lucrativos fundada em 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática no Brasil. A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social. A associação permite a participação dos docentes e discentes aos eventos organizados pela SBC através de subsídios em inscrições. O livro de Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação, publicado pela SBC e alinhado com as Diretrizes Curriculares Nacionais, foi utilizando para a construção dos referenciais de formação deste PPC. A SBC está associada às principais instituições e sociedades que promovem a ciência e a computação no Brasil e no mundo:
- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC): organização sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural do Brasil
- Centro Latinoamericano de Estudios en Informática (CLEI): organização sem fins lucrativos que reúne universidades e centros de pesquisa latino americanos interessados em pesquisa e docência em computação e informática.
- IEEE Computer Society: organização mundial dedicada à ciência e tecnologia da computação, caracteriza-se como uma fonte confiável de informações, rede e desenvolvimento de carreira para uma comunidade global de líderes em tecnologia que inclui pesquisadores, educadores, engenheiros de software, profissionais de TI, empregadores e estudantes.
- Association for Computing and Machinery (ACM): organização que reúne educadores, pesquisadores e profissionais de computação para inspirar o diálogo, compartilhar recursos e abordar os desafios do campo.
Mesmo funcionando na forma de departamento, com cursos de graduação de Licenciatura em Computação EaD e Licenciatura em Informática Parfor, assim como cursos de pós-graduação, a estrutura organizacional do Curso de Ciência da Computação adota o esquema apresentado a seguir, que possui um único colegiado atendendo aos todos os cursos associados. Uma das metas do Curso de Ciência da Computação é a implantação de um departamento por meio de diálogos e discussões sobre uma nova estrutura organizacional da Universidade Federal do Tocantins. O Curso de Ciência da Computação está atualmente ligado a Direção do Campus de Palmas e a sua estrutura organizacional é composta conforme se segue:
- Coordenação de Curso
- Assessoria
- Colegiado do Curso de Ciência da Computação
- Núcleo Docente Estruturante
- Administrativo
- Coordenação de Curso de Ciência da Computação
- Coordenação do Curso de Licenciatura em Informática Parfor
- Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação EaD
- Laboratórios
- Ensino, Pesquisa e Extensão
- Banco de Dados e Engenharia de Software (LBDES)
- Computação Aplicada (LCA)
- Computação Gráfica e Processamento de Imagens (LCGPI)
- Hardware e Arquitetura de Computadores (LHAC)
- Introdução a Programação (LPC)
- Redes Avançadas e Multimídia (LabRAM)
- Ensino, Pesquisa e Extensão
- Núcleos
- Pesquisa e Extensão
- Núcleo de Computação Aplicada (NCA)
- Núcleo de Desenvolvimento de Software (NDS)
- Pesquisa e Extensão
- Assessoria
O Curso de Ciência da Computação tem ainda como meta, a inclusão da Tecnologia da Informação, Comunicação e Inovação como área estratégia no Campus Universitário de Palmas e, consequentemente, da Universidade Federal do Tocantins, respectivamente, por meio do Plano de Desenvolvimento do Campus de Palmas (PDC) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Tal planejamento se deve pelo fato do curso entender que o desenvolvimento da universidade e da sociedade atual está vinculada o desenvolvimento de novas soluções em tecnologia da informação, inclusive ressaltando que essa área estratégica destaca-se como principal norteadora da inovação tecnológica.
Desde a sua implantação, o Curso de Ciência da Computação vem se destacando como principal referência da área no Estado do Tocantins. Possui uma infraestrutura física administrativa pedagógica completa, além de um corpo docente altamente qualificado. Conforme apresentado, é proponente de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes níveis e modalidades de ensino, destacando-se como norteador de políticas e diretrizes da área de computação no Tocantins e região, uma vez que é responsável pela capacitação e qualificação de grande parte dos acadêmicos e profissionais da área. Além disso, destaca-se como um dos principais cursos da área de computação da Região Norte do Brasil recebendo e atendendo, inclusive, acadêmicos oriundos de grandes regiões dos estados circunvizinhos, tais como o leste do Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Piauí, Maranhão e Pará e o norte do estado de Goiás.